terça-feira, 7 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente - Plantio de mudas nativas na Restinga da Praia de Itaúna em Saquarema

O Projeto Jardins de Itaúna em parceria com a EMATER, NEA-BC, Projeto Grãos de Arte e Agenda 21 comemoraram o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho de 2011, plantando idéias para um Mundo mais Sustentável!



Para este dia tão especial foi programado um pequeno plantio de mudas nativas da restinga na praia de Itaúna - casarão, com o intuito de melhorar as condições de uso da praia aliada à preocupação com o meio ambiente e sadia qualidade de vida para todos. Contamos com cerca de 40 pessoas e plantamos aproximadamente 80 mudas de Pitanga, Aroeira, Maracujá-da praia e Castanha-da-praia.  




A vegetação de restinga ocorre em solos arenosos, e é resistente à exposição solar intensa, salinidade, solos pobres, ventos fortes e escassez de água. Ela tem grande importância para conservação da praia, pois atua como barreira contra a ação de ventos e ondas, retém a água da chuva, fixa a areia e serve de abrigo para numerosas espécies da fauna. Quando está sobre dunas este tipo de vegetação é considerada como Área de Preservação Permanenete (Código Florestal. Lei nº. 4771/65)



O plantio destas espécies foi feito primeiramente nos locais onde a vegetação é pouco densa ou em áreas de solo exposto, colaborando assim com a recomposição desta área. 


Além do plantio, houve uma pequena roda de conversa, distribuição de jornais, panfletos e mensagens ecológicas para uma conscientização conjunta, através da multiplicação de informações pertinentes ao meio ambiente, coleta de lixo e micro-lixo nas areias da praia e no final um grande abraço coletivo para estarmos cada vez mais unidos!!!   


A NATUREZA AGRADECE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS!

SUAS ATITUDES VALEM MUITO!!


Agradecimentos especiais ao Helio - EMATER, Telma - CACS, Lu Torquato - NEA-BC, Sol Angel - Instituto Ondas do Futuro, Pedro Melo, Marisa Alves, Dulce Tupi - Jornal O Saquá, Marcia Montojos - Sec. Comunicação de Saquarema e Gilmar Magalhães - Secretário de Meio Ambiente de Saquarema.

A PRAIA É PARA TODOS!

Um comentário:

  1. Gostaria de saber se o projeto ainda existe, se está atuante, pois minha escola está interessada em participar do plantio.

    ResponderExcluir